O que são cookies e qual é a relação deles com a LGPD e a sua empresa?

Ilustração mostrando pessoa interagindo com cookies.

Cookies são arquivos de textos que têm o objetivo de identificar, coletar e armazenar diversos tipos de informações e dados sobre uma pessoa e o comportamento dela na internet.

O termo cookie é um velho conhecido de times de marketing e vendas, mas, com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), nunca se falou tanto sobre o assunto.

Esta discussão existe porque a relação entre cookies e privacidade e proteção de dados é estreita, afetando a todas as empresas que utilizam esse recurso para melhorar e personalizar a experiência de usuários (ou clientes) dentro de seus sites e aplicações na internet.

Se a sua empresa utiliza cookies, saiba que você precisa gerenciá-los de maneira correta, respeitando as diretrizes e princípios da LGPD. Caso contrário, a sua empresa pode estar em apuros, correndo risco de sofrer sanções e multas por descumprimento à lei.

Para sanar dúvidas e evitar problemas, neste artigo, vamos falar mais sobre o conceito de cookie, explicar como eles funcionam, para que servem, quais são os principais tipos de cookies e, por fim, falaremos sobre a relação entre os cookies e a LGPD.

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O que são cookies e como funcionam?

Para começar, os cookies não são programas ou softwares. Os cookies são arquivos de texto que ficam salvos no navegador e contêm dados e informações sobre o usuário, incluindo a forma como ele navega e utiliza um determinado site, por exemplo.

Os cookies podem coletar e armazenar diferentes tipos de informações do usuário, como as páginas que foram visitadas no site, o tempo gasto e até dados que foram fornecidos em um formulário.

Ou seja, quando você navega em um site e preenche um formulário, por exemplo, dados pessoais como o seu nome, e-mail e telefone são armazenados em um cookie e, da próxima vez que você acessar o mesmo site, o sistema pode identificar que é você, monitorando os seus passos e estudando o seu comportamento como usuário ou consumidor.

Ao longo dos anos, os cookies se tornaram ferramentas indispensáveis de marketing e vendas, ajudando as empresas a melhorarem a experiência de navegação dos seus usuários e a usabilidade dos seus sites e plataformas.

Por meio de cookies, por exemplo, é possível salvar os dados de login e senha de um site, a preferência por um determinado idioma, o histórico de navegação de páginas e os produtos que foram adicionados a um carrinho de compras.

Mas os cookies não são apenas utilizados para isto. Os dados coletados também são usados com o objetivo de direcionar propagandas e anúncios.

Sabe quando você procura, na internet, por óculos de sol e de repente, daquele momento em diante, só passam pela sua tela anúncios referentes a óculos de sol? Isto acontece porque os cookies armazenaram a sua busca e depois foram utilizados para o fim de publicidade.

Quais são os tipos de cookies?

Existem diversos tipos de cookies, mas, para facilitar, podemos dividi-los em grupos.

Primeiro, definimos um cookie quanto a sua origem ou proprietário, podendo ser um cookie do tipo primário ou de terceiros.

Depois, em um segundo momento, definimos este mesmo cookie baseado no seu tempo de vida. Neste caso, pode ser um cookie de sessão ou persistente.

1) Cookies primários versus cookies de terceiros

Os cookies primários e os cookies de terceiros são classificados desta maneira quanto ao proprietário ou criador do cookie.

Os cookies primários são definidos ou gerenciados pela própria empresa dona do site. Geralmente, este tipo de cookie é usado para cálculos de visualizações de páginas e de contagem de usuários no site, por exemplo.

Já os cookies de terceiros são definidos por outras empresas, como, por exemplo, quando você adiciona no seu site um sistema de chatbot ou um espaço para anúncios que não é administrado por você.

2) Cookies de sessão versus cookies persistentes

Os cookies de sessão e os cookies persistentes são classificados deste modo de acordo com o tempo de vida do cookie.

Os cookies de sessão são temporários. A principal função deles é manter um usuário conectado e logado, como, por exemplo, quando você adiciona um item a um carrinho de compras e continua navegando pelo site e adicionando novos itens.

Este tipo de cookie é apagado toda vez que o navegador é fechado. Ou seja, quando o usuário reinicia o navegador e volta a um determinado site, o sistema do site não o reconhecerá.

Já os cookies persistentes, como o próprio nome sugere, retêm informações do usuário por um prazo maior de tempo, para que os dados retidos sejam utilizados em sessões futuras de navegação. 

A seleção de idioma em um site é um exemplo de cookie persistente.

Diferentemente dos cookies de sessão, os cookies persistentes devem ser deletados manualmente pelo próprio usuário ao acessar as configurações do seu navegador ou são apagados quando atingem o período de duração que foi estipulado pelo criador do cookie.

Qual é a relação entre cookies, LGPD e a sua empresa?

A LGPD versa sobre proteção e privacidade de dados pessoais. Em linhas gerais, a lei exige que os agentes de tratamento (ou as empresas) tenham mais cuidado ao tratar dados pessoais e ainda deixem claras as suas intenções e objetivos ao usar os dados.

Quando utiliza cookies, a sua empresa tem acesso a dados e informações privilegiadas de pessoas. Em outras palavras, você tem acesso à matéria-prima da LGPD, que são os dados pessoais, e, por conta disso, precisa se adequar e estar em conformidade com a lei.

Por isso, a recomendação, por padrão, em caso de dúvidas e falta de conhecimentos, é que os cookies estejam desabilitados.

Do ponto de vista legal, se você coletar e utilizar dados pessoais via cookies sem o consentimento explícito do usuário, pode estar violando a LGPD, o que pode resultar em sanções e multas.

O consentimento, aliás, é um ponto importante da lei e é um princípio fundamental para que um site esteja adequado à LGPD.

Neste caso, o usuário precisa estar de acordo e bem informado sobre o uso de cookies e dos dados pessoais. 

Na prática, a sua empresa precisa oferecer os meios para que o usuário do seu site opte por aceitar ou recusar diferentes tipos de cookies. Este consentimento deve ser comunicado de maneira clara e objetiva, facilitando a compreensão.

Além disso, o usuário deve ter o direito de rever a própria decisão a qualquer momento, optando por não autorizar mais o uso dos cookies.

Com o consentimento, além de garantir a conformidade com a LGPD, a sua empresa ganha a confiança do cliente. Assim, ele saberá por que está vendo propaganda da sua empresa em outros sites e tem ciência de que você possui dados e informações sobre ele.

Ajuda especializada na gestão de cookies e adequação à LGPD

Existem diversas soluções de gerenciamento de cookies que podem ajudar a sua empresa a se adequar à LGPD. Estas soluções, inclusive, garantem mais segurança e transparência para a sua empresa e para os seus usuários e clientes.

Se você deseja saber mais sobre cookies e outros pontos da lei, entre em contato com a Get Privacy. Nós sabemos como adequar a sua empresa à LGPD.

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Nós analisamos a situação da sua empresa e ajudamos com todo o processo de adequação à lei. Fale com a Get Privacy.

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